Após muitos anos sem uma associação regional na área de Linguística e Literaturas – como já havia em outras regiões brasileiras, nos idos de 2012, os coordenadores de programas de pós-graduação da área, àquela altura, foram desafiados pela Coordenação de Área da CAPES – Prof. Dr. Dermeval da Hora de Oliveira – a iniciar uma associação para congregar pesquisadores(as), professores(as) e estudantes da Região Norte. A essa convocação, nós respondemos sim, e o GELLNORTE tornou-se uma realidade que buscamos – próximo de completar uma década – formalizar para institucionalizá-lo regional e nacionalmente.
Por esta e muitas outras razões, é importante que nos associemos ao GELLNORTE: para fazer parte de uma rede de pesquisadores e pesquisadoras, que se reúne, bianualmente, para discutir projetos, ideias, resultados de trabalhos, pesquisas em andamento e questões nacionais e regionais também.
Por exemplo: A Rede de Cooperação Acadêmica de Programas de Pós-graduação do Norte reúne os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Área de Linguística e Literatura, localizados na Região Norte, e foi criada visando coordenar suas ações acadêmicas articuladas. Por meio do GELLNORTE, essa rede poderá se tornar ainda mais ativa na execução de seus objetivos que são: (1) Assegurar a integração dos PPGs de modo a constituirem uma rede de solidariedade e intercâmbios para mitigar assimetrias regionais; (2) Estabelecer parcerias em atividades de ensino (disciplinas compartilhadas, trânsito de produtos bibliográficos) e extensão (eventos, seminários abertos, publicações); (3) Formar redes de grupos de pesquisa em temas e interesses comuns à região (línguas e literaturas indígenas, tradução cultural, educação intercultural).
A participação dos associados nos encontros bienais, com apresentação oral e publicação de resultados de pesquisas; participação assegurada em cursos e outras atividades do GELLNORTE voltadas ao aprimoramento acadêmico também são razões para se associar e fortalecer a formalização da Associação.